expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

domingo, 9 de dezembro de 2012

A minha primeira Meia-Maratona.

Começou tudo aqui e hoje consegui cumprir o objectivo a que me propus. Mais do que o desafio em si, gostei do facto de me conseguir motivar e disciplinar para uma sequência de treinos que começaram em Maio passado, quando eu mal conseguia correr 500 metros.

Não foi fácil, mas também não foi difícil. Na altura pensava que fazer 21Km era uma grande e louca correria mas, depois de os fazer, fiquei a achar que, com o treino adequado, é uma meta que se faz com tranquilidade.

Obviamente que nunca me preocupei com tempos. A minha ambição era apenas e só a meta. Cortei-a, sem me preocupar se batia recordes. No final, senti-me como quando acabei tantos treinos de 5, 10 ou 12 quilómetros. Muito bem fisicamente, com a respiração controladíssima e, claro, com uma enorme felicidade.

O percurso foi também desafiante. Aquela subida final de cerca de 5 Kms impõe algum respeito mas, curiosamente, foi nessa parte que mais dei de mim, e onde segui, até, a um ritmo mais forte. Confesso que quando o R. me disse que só faltavam 5 Km fiquei bastante motivado. Percebi que não iria falhar e que, pasme-se, ainda teria energia para acelerar um bocado.

Os primeiros 14 quilómetros foram feitos num ritmo perto dos 6'/Km. Estive sempre um bocado receoso de ir depressa demais mas a verdade é que nós temos de ir como nos sentimos. Quando passei os 10 Kms percebi que estava em boas condições e não abrandei.

Começou a subida e as forças vieram com a motivação e com a alegria natural de um estreante. Acho que isso contou muito, mesmo. Nesta parte senti-me em grande forma porque ultrapassei imensa gente.

A prova teve uma boa organização, sem ser nada de especial, não ligo muito a essas coisas. Havia água, umas bananas e laranjas, por isso, acho que chegou.

Por curiosidade, apenas me resta dizer que fomos os últimos a partir, literalmente. Quando chegámos ao local de partida já o gajo do megafone tinha dado o sinal de arranque.

Para rematar, foi engraçado receber aplausos de anónimos ao longo do percurso. À chegada, fora do estádio e já dentro, não estava à espera de ver tantas centenas de pessoas a receberem os participantes.

Vamos aos resultados:

Na minha faixa etária (35-39) fiquei em 246 (290 no total).
Na geral, fiquei em 1191 (1643 no total).

Segundo o meu treino, o ritmo final deveria ser de 6.38'/km:

Dia
Distância
Tempo
Média
09 Dezembro
21.10Km
2:05:45
5:58

O tempo final foi muito melhor do que eu estava à espera (apontava para as 2:20:00) pelo que só posso estar satisfeito. Sou o maior! 

Por quilómetro:

1 05:44 5
2 05:46 -7
3 05:50 1
4 05:49 0
5 05:48 -4
6 05:58 4
7 06:01 -1
8 06:02 0
9 06:05 -2
10 06:14 5
11 06:02 -7
12 05:59 5
13 05:50 0
14 05:59 -2
15 05:40 -4
16 05:47 26
17 05:33 21
18 05:37 21
19 05:14 23
20 05:18 7
21 05:18 -8

Como se pode observar, terminei com os melhores tempos, indicador de que estava muito bem fisicamente.

Agradeço ainda o apoio do R e do S., nos treinos e nas provas, da R., sempre preocupada com os meus joelhos mas sempre a dar-me força (é exactamente o que se quer de uma (boa) namorada!), ao ZL que, mesmo a tantos quilómetros de distância esteve sempre presente, e aos leitores mais ou menos anónimos que me desejaram boas corridas.

A verdade é que, tudo junto, deu nisto: uma excelente experiência, um bom vício e uma satisfação interior impagável.

Agora vou reduzir os treinos para dois por semana, e espero participar na Meia-Maratona que atravessa a Ponte 25 de Abril, lá para Março.

7 comentários:

JáTá!, disse...

Insisto nos parabéns: pela iniciativa, pela persistência ao longo dos meses e pelo resultado final (não o da classificação, porque é irrelevante), mas pela concretização de um sonho, o coroar de um esforço e pela superação de alguns momentos de desânimo. Isto tudo dá confiança a qualquer um! Abração!!!

Anónimo disse...

Parabéns. O mais importante foi teres ficado com vontade de fazer outra :).

Sugiro que procures informações sobre a Meia-Maratona na Areia, é uma prova diferente e que vale a pena.

wladia disse...

Parabéns!!!!
Fico feliz que você tenha conseguido atingir seu objetivo. E mais feliz ainda por saber que outro mais audacioso está por vir...
abraço
wladia

Rita Carvalhal Ferreira disse...

Acima de tudo, ao longo destes sete meses, foi bom perceber que a corrida te dá prazer e te faz sentir bem! Mais importante do que chegar ao final da meia-maratona foi teres mostrado coragem e vontade de fazer o percurso e de teres treinado para isso. Só revela que te empenhaste a 100%. Muitos parabéns!!! :)

Ricardo disse...

Mais parecia uma conversa de café, e não uma meia-maratona :)

Corre como uma menina disse...

Parabéns! O primeiro objetivo já está, agora é pensares em novas metas. :)

Anónimo disse...

Obrigado a todos!